O que é Folclore?

Folclore Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que são transmitidas através de lendas, contos, narrativas, provérbios e canções. Esses veículos de expressão popular são transmitidos de uma geração a outra e passam a pertencer a um determinado povo de tal modo que desconhecemos os seus autores. Além disso, os povos possuem usos e costumes peculiares, fabricam produtos manuais e artesanatos que os distinguem uns dos outros.

Folclore é o estudo dessas expressões populares. Tal palavra vem do inglês folklore e foi empregada pela primeira vez em 22 de agosto de 1846 por G. J. Thoms, arqueólogo de nacionalidade britânica. Traduzido, esse vocábulo significa ciência do povo (folk = povo; Iore = ciência). Antes, porém, da criação desse termo, muitos estudiosos já se haviam preocupado em pesquisar e coligir as expressões da criatividade popular.

O folclore é uma ciência que se reveste de grande importância, pois nos leva a conhecer os fatores que constituíram a cultura de um povo, o que equivale a dizer que constituíram o próprio povo. O trabalho do folclorista é de difícil realização, principalmente quando o país é de grandes proporções. É preciso pesquisar nas regiões que mantiveram seus costumes, verificar criteriosamente antigos registros, para que as informações se transformem em eficiente material de estudo.

A comemoração do Dia do Folclore ocorre em 22 de agosto, data em que a palavra folclore foi empregada pela primeira vez.