Eficiência das mudanças por aprendizagem
Há três fatores decisivos que determinam a eficiência das mudanças de comportamento por aprendizagem:
1º - A personalidade do professor - Está provado que é a personalidade entusiasta, incentivadora e positiva do professor que contagia e verdadeiramente educa, provocando, no aluno, as mudanças por aprendizagem.
Os materiais didáticos, recursos audiovisuais, ou multi-sensoriais, servem como "canais" de comunicação, para ajudar o professor entusiasta na qualidade do seu ensino.
2º - A atmosfera do ambiente - Deve ser alegre, animadora, descontraída e disciplinada, que estimule e favoreça a receptividade.
Um ambiente de medo, de ameaças, de acusações, de impaciências, de irritabilidade, de gritaria, de anarquia e bagunça, bloqueia as possibilidades de mudança de comportamento por aprendizagem.
3º - O Método utilizado - O professor garante a eficiência das mudanças de comportamento por aprendizagem e atende aos requisitos necessários para isso, se o seu ensino seguir
"O caminho dos três tempos".
As três fases sequentes pelas quais todas as pessoas passam obrigatoriamente para aprender qualquer coisa.
Desde o nascimento aprendemos tudo, passando pela sequência destas três fases:
1ª- Fase Concreta - Entramos em contato com o que deve ser aprendido e conhecido, no seu aspecto concreto, na sua utilidade para melhorar a nossa qualidade de vida em situações cotidianas reais.
Assim, reconhecemos a possibilidade de satisfação das nossas necessidades naturais e motivações.
Essa é a maneira bem sucedida do professor iniciar o ensino de qualquer assunto.
2ª - Fase Semi-Concreta - Passamos em seguida, continuando a conhecer o assunto, nas formas de representações sensoriais, usando nossos 5 órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, tacto, paladar).
Isso pode ser feito através de desenhos, gravuras, pinturas, filmes, vídeos, músicas, objetos representativos, alimentos relacionados, odores ligados ao assunto, etc.
3ª - Fase Abstrata - Somente nesta fase temos condições de conhecer de forma
abstrata, qualquer assunto que está sendo ensinado: - Históricos, Teorias, Pesquisas, Cálculos, Gráficos, Estatísticas, etc.
Se o professor desprezar esta sequência de fases, seguramente terá muita dificuldade em satisfazer as necessidades e atingir as motivações dos alunos.
Não conseguirá ensinar, isto é, não conseguirá aprendizagem, fazendo manifestar mudanças desejáveis no comportamento deles.
(Autora: Maria Luiza Marins Holtz)