Ótimo ensino em 3 tempos!

ótimo ensino em 3 tempos Eficiência das mudanças por aprendizagem

Há três fatores decisivos que determinam a eficiência das mudanças de comportamento por aprendizagem:

1º - A personalidade do professor - Está provado que é a personalidade entusiasta, incentivadora e positiva do professor que contagia e verdadeiramente educa, provocando, no aluno, as mudanças por aprendizagem.

Os materiais didáticos, recursos audiovisuais, ou multi-sensoriais, servem como "canais" de comunicação, para ajudar o professor entusiasta na qualidade do seu ensino.

2º - A atmosfera do ambiente - Deve ser alegre, animadora, descontraída e disciplinada, que estimule e favoreça a receptividade.

Um ambiente de medo, de ameaças, de acusações, de impaciências, de irritabilidade, de gritaria, de anarquia e bagunça, bloqueia as possibilidades de mudança de comportamento por aprendizagem.

3º - O Método utilizado - O professor garante a eficiência das mudanças de comportamento por aprendizagem e atende aos requisitos necessários para isso, se o seu ensino seguir
"O caminho dos três tempos".

As três fases sequentes pelas quais todas as pessoas passam obrigatoriamente para aprender qualquer coisa.

Desde o nascimento aprendemos tudo, passando pela sequência destas três fases:

1ª- Fase Concreta - Entramos em contato com o que deve ser aprendido e conhecido, no seu aspecto concreto, na sua utilidade para melhorar a nossa qualidade de vida em situações cotidianas reais.

Assim, reconhecemos a possibilidade de satisfação das nossas necessidades naturais e motivações.

Essa é a maneira bem sucedida do professor iniciar o ensino de qualquer assunto.

2ª - Fase Semi-Concreta - Passamos em seguida, continuando a conhecer o assunto, nas formas de representações sensoriais, usando nossos 5 órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, tacto, paladar).

Isso pode ser feito através de desenhos, gravuras, pinturas, filmes, vídeos, músicas, objetos representativos, alimentos relacionados, odores ligados ao assunto, etc.

3ª - Fase Abstrata - Somente nesta fase temos condições de conhecer de forma

abstrata, qualquer assunto que está sendo ensinado: - Históricos, Teorias, Pesquisas, Cálculos, Gráficos, Estatísticas, etc.

Se o professor desprezar esta sequência de fases, seguramente terá muita dificuldade em satisfazer as necessidades e atingir as motivações dos alunos.

Não conseguirá ensinar, isto é, não conseguirá aprendizagem, fazendo manifestar mudanças desejáveis no comportamento deles.

(Autora: Maria Luiza Marins Holtz)